Apolo entre todos os deus da mitologia antiga, foi sem dúvida om ais versátil, combinando a proteção das artes como semeador de pragas, sem que nisso se visse contradição.
Dessa maneira, Apolo é conhecido por dezenas de formas, nomes e epítetos;
Apolo é deus multifacetado, veja uma lista de seus epítetos, isto é, de seus codinomes;
ACERSECOMES: significado o Apolo de bela cabeleira, composta por cachos dourados que nunca foram cortados.
AIGLETES: o deus radiante
AGRAIOS: o caçador. Este era o nome do templo erguido em sua honra na cidade de Megara, depois de ele ter morto o leão de Cithaeron.
AGIEUS: nome pelo qual se designava Apolo quando protetor dos espaços públicos.
AMUCLAIOS: devido seu santuário na cidade de Amiclae, na Lacônia. Ao descrever esse santuário, o viajante e o geógrafo Pausânias, menciona a enorme e antiga estátua representado o deus, com um capacete e armado com e seu arco e flechas.
ARQUEGETES: é a referência a Apolo como guia e protetor das colônias e fundador de cidades.
BOEDROMIUS: especificando tratar-se de quem ajuda na hora do perigo, como especialmente nominado em Atenas, por ter ajudado a cidade a defender-se do ataque das Amazonas, vencendo-as no mês de Boedromion (agosto-setembro), a partir de quando as festas chamadas Boedromia passaram a ser realizadas.
CARNEIOS: epíteto muito popular de Apolo, sob o qual ele foi venerado em quase toda a Grécia, embora haja consenso sobre a origem de tal nome, certamente por tratar-se de culto muito antigo, correspondido inclusive pelo festival de Carnéia. Há tradição que explica o nome em função de Carneius, filho de Zeus e Europa, criado por Leto e Apolo. Outra versão o liga ao adivinho Carnus, morto por Hipotes, contra cujo exército o entraivecido Apolo manda uma praga.
CINTIUS: em função do nome do Monte Cíntus, de sua Delos natal.
DELIUS: também ligado à sua Delos natal.
DELFINIUS: assim chamado por causa do mito de ter-se metamorfoseado em golfinho ou de ter cavalgado em um deles pelos mares, para guiar colonizadores cretenses até Delfos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário